Desafios para garantir a privacidade de dados de crianças e adolescentes
A série Famílias em Pauta produzida pela SBP aborda a exposição de crianças na internet, mostrando que com a popularização das redes sociais, postar fotos do dia a dia e de passou a fazer parte da rotina de seus usuários. Tornou-se muito normal entre os pais tirarem fotos dos filhos nessas ocasiões, sem imaginar quem vai ver aquela postagem e o que fariam com ela, pela magnitude do problema isso pode trazer enormes consequências para crianças ou adolescentes.
Sabendo disso, é necessário compreender como se dão as diversas formas de exposição dessas crianças na Internet. segundo o G1 no Brasil 70% das crianças e adolescentes já são usuários de redes sociais, ou seja, já têm acesso a todas as informações disponíveis na Internet, às boas ou ruins, isso traz um impacto considerável no forma como essas crianças se desenvolvem, o que pode afetar até mesmo seus próprios pais.
A série Famílias em pauta mostra que hoje em dia é muito comum postar fotos com seus filhos nas redes sociais, isso pode botar a privacidade da criança, pois nunca se sabe quem vai ver a publicação e o que podem fazer, segundo o G1 os casos de pedofilia aumentaram 2% desde 2020, com isso, deve-se usar de forma mais consciente a imagem da criança e do adolescente na internet.
Sobre os perigos da internet, mesmo impedindo essas crianças de entrarem na internet tão cedo parece não funcionar no combate à superexposição à Internet entre crianças e adolescentes, com isso os pais devem ser responsáveis a controlarem melhor os seus filhos que já possuem celulares pessoais e monitorizem as suas atividades diárias na Internet e alertem para os perigos que existem no sentido de controlarem a forma como utilizam as ferramentas da Internet disponíveis online , evitando assim problemas futuros para as crianças causados pela exposição a mundos virtuais.
Mateus Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário